11 fevereiro 2006

216) Sobre a liberdade de expressão...

Tomada de posição do CIARI, Centro de Investigação e Análise em Relações Internacionais, de Portugal, a propósito do affair dos cartoons:

Posição Pública do CIARI (10.02.06):

Em virtude das reacções à publicação de cartoons representando o profeta Maomé, entende a Direcção do CIARI dever tomar posição pública.

A tradição da liberdade de expressão, incluindo as publicações satíricas, é um património das sociedades livres que respeitamos, valorizamos e faremos por preservar.

Garantir essa liberdade e reforçar o seu vigor são princípios que estão na essência do que o CIARI é e defende.

As sociedades que são livres, e que querem manter esse privilégio, deverão promover uma pluralidade de opções editoriais, que no seu conjunto componham um contexto geral de liberdade de expressão.

O modelo de organização das sociedades livres ocidentais assenta em princípios, valores e instituições que nos garantem um patamar de bem-estar superior. Alcançámos um nível de desenvolvimento técnico, científico e intelectual que outras sociedades e culturas não atingiram.

As desproporcionadas e condenáveis reacções de grupos islâmicos nos últimos dias são um sinal de que estamos perante uma séria ameaça. As declarações frouxas de alguns líderes europeus em relação a este assunto devem igualmente constituir preocupação.

É nossa responsabilidade preservarmos e garantirmos a robustez desse adquirido. Essa garantia exige que, nas nossas sociedades, saibamos demonstrar firmeza no cumprimento das regras e na afirmação dos princípios e valores que são próprios da tradição que herdámos.

Direcção do CIARI
www.ciari.org